IMG 7442ALFA-X - Linha Industrial

Entende-se como condicionamento de metais o processo de alisamento, endurecimento e proteção das superfícies, pretende se com isto evitar que um desgaste prematuro aconteça e provoque uma quebra catastrófica de uma máquina. ALFA-X contem componentes de alto desempenho que, sob a ação de temperatura e pressão, provoca uma reação química que permite a transferência de material das partes mais altas para as mais baixas, alisando as superfícies das peças. Posteriormente  cria uma barreira extremamente forte sobre as partes alisadas; estas superfícies se endurecem conforme o trabalho continua, tornando as resistentes a todos os tipos de desgastes.

ALFA-X, é o mais moderno condicionador de metais existente no mercado, que sob a ação de temperatura, fixa-se na superfície dos metais e cria uma barreira de proteção extremamente resistente ao atrito. O trabalho contínuo sobre as superfícies protegidas pela barreira, faz com que aconteça um alisamento cada vez maior e o resultado final é uma superfície dura e enrijecida, resistente a abrasão, erosão, fadiga  e deslizamento, uma barreira protetora contra o atrito metal/metal.

ALFA-X deve ser adicionado ao óleo ou graxa. O lubrificante (óleo ou graxa) será apenas o meio para que o ALFA-X chegue até as partes metálicas em atrito, formando uma barreira protetora contra o atrito direto entre metal/metal, reduzindo a temperatura, vibração e corrosão. O conjunto funcionará mais macio, mais leve aproveitando ainda mais a potência do seu veículo ou equipamento mecânico. ALFA-X é resultante de uma combinação balanceada de produtos de alto desempenho, inclusive nanotecnologia a base de prata, especialmente escolhidos. A nanotecnologia confere ao ALFA-X, uma película mais fina e mais resistente.

Onde aplicar

ALFA-X pode ser utilizado em redutores, variadores, mancais de rolamentos, mancais de deslizamentos, guias, correntes, acoplamentos, pinos, comandos, cubos de rodas, caixas de transmissões, diferenciais, caixas de cambio;  maquinas como centrifugas, compressores, turbinas, sistemas hidráulicos, sistemas de lubrificação, bombas, e outros.

ROLAMENTO

  • Alfa-X não altera as características dos lubrificantes base, nas dosagens recomendadas, eventuais alterações são insignificantes;
  • Alfa-X migra totalmente para as superfícies dos metais, saindo do lubrificante, que usa somente como veículo;
  • Alfa-X não altera, nem interfere nas folgas originais dos fabricantes, a barreira é nanométrica;
  • Alfa-X não contém lubrificantes sólidos, PTFE, parafinas cloradas ou melhoradores de viscosidade.

 

Por que utilizar

Um condicionador de metais protege a superfície dos metais. ALFA-X usa o lubrificante como meio, migra para a superfície dos metais sob a ação da temperatura gerada pelo atrito e cria uma barreira de proteção extremamente poderosa, quase indestrutível. É como se fosse uma espécie de tratamento térmico localizado, a película é formada somente nas regiões onde existe atrito e temperatura. ALFA-X com nanotecnologia de prata consegue uma distribuição de carga da ordem de 95%.

Todas as superfícies metálicas, por mais bem acabadas que sejam, apresentam rugosidades e irregularidades, com vales e picos, maiores na medida em que algum desgaste já esteja em andamento. O alisamento, nestes casos, acontece porque a barreira formada faz com que as cristas das saliências, sejam dobradas em direção aos vales, preenchendo-os, deixando uma superfície cada vez mais lisa e uniforme. O trabalho contínuo sobre estas superfícies faz com que elas fiquem cada vez mais rígidas e resistentes a quaisquer tipos de desgastes, como fadiga, riscamento, erosão, e abrasão.

Importante observar que todas estas atividades acontecem sob o manto protetor da barreira de ALFA-XALFA-X protege a superfície dos metais; os aditivos EP e AW conferem ao lubrificante, capacidade de suportar mais carga. Um reforça o lubrificante o outro a superfície.

 

Benefícios

Logo Alfax

  • Reduz atrito, desgaste, temperatura, vibração e ruído;
  • Forma película protetora nas paradas e partidas;
  • Protege as peças, aumentando drasticamente sua vida útil;
  • Aumenta a confiabilidade;
  • Aumenta a vida útil do lubrificante;
  • Reduz custos de manutenção;
  • Aumenta disponibilidade;
  • Diminui consumo de lubrificante;
  • Diminui consumo de sobressalentes;
  • Diminui necessidades de mão de obra para reparos;
  • Diminui incidência de quebras;
  • Aumenta periodicidades de paradas programadas;
  • Diminui tempo de paradas programadas;
  • Diminui tempos de paradas de emergência.

 

Embora consiga bloquear desgastes já em estado adiantado, e consiga postergar uma parada para uma ocasião mais conveniente; o uso preventivo, em máquinas que ainda não manifestaram sintomas de problemas, é a forma mais inteligente para o uso do ALFA-X.

Proporções de uso

  • Em equipamentos novos ou usados, como ação preventiva, usar o correspondente a 3% em volume, do lubrificante.
  • Em situações de crise usar o equivalente a 5% em volume.
  • Em sistemas hidráulicos, a fim de aumentar a vida dos componentes como bombas e válvulas, usar o equivalente a 1% do volume.
  • Em sistemas de lubrificação circulatório, usar o equivalente a 1% à 2% em volume.
  • Em pré-tratamento use o suficiente para que o produto forme uma película uniforme em toda extensão das superfícies em atrito.
  • Para equipamentos lubrificados a graxa: Adicionar 5% de Alfa-X sobre o peso ou volume da graxa e misturar de forma homogênea.

 

O produto não contém detergente dispersante, portanto, pode ser utilizada em equipamentos mais antigos, sem problemas de desprendimento de borras ou sedimentos, que podem causar travamentos e quebras. Não há necessidades de usar o produto a cada troca de lubrificante, no caso de uso como preventivo, neste caso usar o produto a cada duas trocas de lubrificantes. Em usos emergenciais, se o alisamento das superfícies já aconteceu, proceder como no caso anterior, caso contrário manter o uso até o alisamento total.​